O que é overtraining?
Já ouviu falar de overtraining? Trata-se de um problema que ocorre quando o atleta faz mais exercícios que seu corpo é capaz de se recuperar. Ao tentar melhorar o desempenho em treinamentos e provas, os corredores exageram na quantidade de atividade física, sem realizar o descanso adequado, ainda por cima escolhem uma dieta incorreta. As consequências vão de problemas musculares, nas articulações e acabam resultando em danos no sistema imunológico do jogador. Para abordarmos esse tema, vamos partir do princípio:
CAUSAS E PREVENÇÕES
A síndrome de overtraining está diretamente relacionada com uma estratégia de treino chamada de “Teoria da Supercompensação (ou Overload)”, que tem como base a sobrecarga progressiva. Essa teoria diz que as reservas energéticas gastas durante o processo de contração muscular são repostas apenas no período de recuperação dos mesmos (descanso).
O overtraining implica em diversos problemas, tais como: insônia, lesões agudas e crônicas, desequilíbrio nos hormônios, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial.
Para prevenir o overtraining, conheça mais seu corpo, identificando alguns sintomas como preguiça, cansaço, exaustão para saber avaliar melhor seu rendimento no treino.
O melhor meio de se evitar o overtraining é não permitindo que ele apareça. Além de não extrapolar seus limites nos treinos, é importante descansar bem entre uma atividade e outra e manter uma alimentação balanceada. Coisas básicas como: hidratação, ingestão de todos os grupos nutricionais, se preocupando com os alimentos no pré-treino, durante e após (recuperação). Dietas restritivas, desequilibradas e com baixa ingestão de carboidratos agravam o overtraining. E ATENÇÃO: Cuidado com a suplementação desnecessária, que pode trazer sérios riscos à saúde.
Assim como em academias (malhando), treinar antes do músculo se recuperar completamente não apenas impede o crescimento, como também pode diminuir os músculos que você já tem. O organismo precisa de tempo para o músculo se recuperar e mais um tempo extra para ele crescer. Sendo assim dê sempre um descanso de pelo menos 1 dia para voltar a exercitar o mesmo grupamento muscular novamente.
Então se você treina FORTE em um dia, entenda que se o seu corpo está fadigado, é porque ele precisa de uma pausa, aqui vão algumas dicas rápidas para evitar o Overtraining (o famoso TL;DR):
- Procure intercalar dias de treino e dias de descanso (jogar dia sim/dia não);
- Alimente-se de forma correta, sempre que possível procurando ajuda de profissionais da saúde, com certeza são as pessoas mais adequadas para te indicar uma dieta direcionada ao que você procura alcançar (seja no Freestyle, no Speed, ou para treinar com objetivos de cortar aquelas gordurinhas indesejadas);
- Saiba seu limite: geralmente quando você acha que não dá mais, é porque realmente não dá. Portanto, “escute” seu corpo… depois daquela ficha pesada, dê um tempo para respirar e avalie se você ainda consegue manter a performance, pois seguir treinando apenas para passar raiva e acabar machucando seus músculos, a longo prazo, pode trazer mais prejuízo do que vantagens.